sexta-feira, 16 de março de 2012

III Jornada Arquidiocesana da Juventude preparará e motivará os jovens de BH para JMJ Rio 2013

REDAÇÃO CENTRAL, 16 Mar. 12 / 12:49 pm (ACI)


A preparação dos jovens de todo o Brasil para a JMJ Rio 2013 já começou e se vê refletida na jubilosa acolhida da juventude brasileira à Cruz e o ícone das JMJ que peregrinam em nosso país. No caso de Belo Horizonte (MG), os jovens católicos que já receberam os símbolos da JMJ no Bote Fé-BH em 2011 terão este ano a 3ª edição da Jornada Arquidiocesana da Juventude que será outra ocasião de prepará-los e motivá-los para a próxima JMJ no Rio em julho de 2013.
 
Em entrevista à agência ACI Digital os jovens organizadores do evento diocesano falaram sobre as expectativas, os objetivos e a história da jornada que já conta com página no Facebook: http://www.facebook.com/JORNADAAJBH.

Os jovens assinalaram à nossa agência que “a origem da jornada arquidiocesana da juventude se remonta a 2005, quando se realizou na diocese a primeira atividade no Brasil em comunhão com a Jornada mundial da juventude, que esse ano aconteceu em Colônia”.

Logo, por disposição do Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, o evento se denominou Jornada Arquidiocesana da Juventude no marco da 13ª Torcida de Deus, precisamente no dia 11 de junho de 2009.

Falando das expectativas para o evento, os organizadores do evento afirmaram que “pelo fato da JMJ ser no Brasil ano que vem e pela JAJ ter sido muito bem acolhida pelos jovens de BH, as expectativas são animadoras. Esperamos entre 3 a 5 mil jovens”.

“Dom Walmor esteve presente desde a primeira vez em 2005, no ano passado Dom Luiz Fechio, bispo auxiliar, foi quem recebeu os jovens. A Arquidiocese ainda não confirmou quem vai celebrar, mas como é tradicional um bispo celebrará a Santa Missa. Há uma expectativa de que seja o novo bispo auxiliar, Dom João Justino de Medeiros”, partilharam também os jovens católicos da capital mineira.

Segundo os próprios organizadores a JAJ, que é um evento fundamentalmente preparado por jovens para outros jovens, tem como principal meta possibilitar que os jovens “vivenciem os 4 pontos da JMJ: 1°) Encontro com Jesus Cristo; 2º) Amor à Igreja na pessoa do Papa (no caso presidirá um dos bispos da Arquidiocese) e escuta de sua palavra; 3º) Vivência da universalidade e da comunhão da Igreja; 4º) Colaborar para que os jovens sejam protagonistas da nova evangelização e da construção da Civilização do Amor”.

“Além, claro, de divulgar, motivar e preparar os jovens de Belo Horizonte para esse grande evento que será a JMJ em 2013”, assinala Diego Silva, um dos jovens envolvidos na equipe de apoio da III JAJ-BH.

“Temos que ter em mente a importância das JAJs para a JMJ. Uma alimenta a outra, uma faz um ‘link’ com a outra. De fato, a JMJ surgiu de uma JAJ. João Paulo II quando convidou os jovens e os entregou a Cruz peregrina, que também se chama Cruz dos Jovens, no ano santo de 1984 , fez o pedido e para que os jovens levasse a Cruz "como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção".

“A partir da JAJ que aconteceu em Roma em 1984 que tiveram início as JMJ”, sublinhou.

Em relação à mobilização para a JMJ Rio 2013, os organizadores da JAJ assinalaram à ACI Digital que “os jovens de BH estão muito animados”.

“A experiência de vivenciar uma JMJ muda a vida de um jovem. Trata-se do maior evento do mundo em quantidade de pessoas de diferentes países reunidos em um local. A partilha de fé, cultura e outras experiências são maravilhosas. (...) Não temos dúvidas que milhares de jovens da nossa Arquidiocese irão participar”.

As expectativas dos jovens católicos da Arquidiocese mineira para a próxima JMJ são altas e a preparação para o evento mundial no Rio ainda terá outros dois eventos emblemáticos: “a Pré-jornada e o Encontro Mundial de Universitários Católicos, que será realizado na maior Universidade Católica do mundo, a PUC Minas”.

“Foi realizado um convite oficial através do nosso Governador Antônio Anastasia ao Papa Bento XVI, no dia 07/03, para que ele participe do evento. Se o Papa virá não sabemos, porém, nós sabemos que iremos onde ele estiver, e no caso ele estará no Rio de Janeiro, por isso seguiremos pronunciando felizes o grito que fazíamos em Madri: “Esta é a juventude do Papa!”, ressaltaram os jovens em resposta à entrevista de ACI Digital.

Falando sobre a JMJ 2013 os jovens da arquidiocese que preparam a JAJ mostraram em suas declarações finais à nossa agência todo seu entusiasmo: “Nossa expectativa é que seja a maior JMJ da história em número de participantes.”

“Será uma renovação para a Igreja no Brasil, não temos dúvidas dos benefícios espirituais que a JMJ nos deixará. Os jovens brasileiros estão sedentos por Vida e Verdade”, concluíram.

A JAJ se desenvolve no próximo Domingo de Ramos, 1º de abril, e terá início às 14h na Praça do Papa com uma caminhada e uma celebração Eucarística na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem ao final da peregrinação. O tema deste ano é: “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4,4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário