quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude já peregrinam por Minas Gerais


CruzBarretosAs montanhas de Minas Gerais, com seu povo hospitaleiro e repleto de religiosidade, recebem, neste mês de novembro, a Cruz dos Jovens e o Ícone de Nossa Senhora. Esta será a primeira etapa da peregrinação dos dois Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) pelo Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais), com um itinerário que inclui 21 das 32 dioceses, começando por Teófilo Otoni, em 1° de novembro, e indo até São João del Rei, em 29 de novembro.
A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora chegaram a Minas Gerais no dia 31 de outubro e atravessaram boa parte do estado, vindos da diocese de Barretos (SP), até chegar a Teófilo Otoni (MG), no dia 1°. Serão percorridos o nordeste e o norte do estado. No dia 15 de novembro, a viagem por Minas Gerais fará uma breve pausa: os símbolos irão para Aparecida (SP), onde participarão da Romaria Nacional da Juventude. Mas já no dia seguinte estarão de volta às alterosas, mais exatamente em Sete Lagoas. No dia 19, Belo Horizonte promoverá grande festa para receber os Símbolos, no mesmo dia em que será abençoada a pedra fundamental da nova Catedral de Cristo Rei. Em dezembro, o itinerário prossegue no Regional Nordeste 3 da CNBB, que inclui Bahia e Sergipe.
Em março de 2013, antes de seguir para o Rio de Janeiro, a Cruz dos Jovens e o Ícone voltarão ao Regional Leste 2. Dessa vez, serão visitadas as dioceses do Sul de Minas, do Triângulo Mineiro e do estado do Espírito Santo.
Mapa-Leste2A Cruz dos Jovens peregrina pelo mundo desde 1984. Naquele ano, ela foi entregue, pelo Papa João Paulo II, aos jovens que participavam de um encontro em Roma, com a incumbência de que eles a levassem por todos os lugares, como sinal de evangelização. Em 2003, uma réplica do Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, também dada pelo pontífice polonês, juntou-se a essa peregrinação. Desde o começo, a Cruz e o Ícone tornaram-se os principais símbolos da Jornada Mundial da Juventude, percorrendo os países que sediam o evento.
O trajeto no Brasil começou em 18 de setembro, em São Paulo. Até julho de 2013, quando acontece a próxima JMJ, no Rio de Janeiro, os Símbolos passarão por todos os estados do país, e também visitarão a Argentina, o Chile, o Paraguai e o Uruguai. A peregrinação está sendo organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário