terça-feira, 4 de maio de 2010

"Caros Amigos"




"Caros Amigos" - Carta Apostólica de JP II, com mensagem de Bento XVI para a próxima JMJ

No domingo de Ramos de 2011, completaram-se 25 anos de um diálogo particularmente fecundo entre a Igreja e os Jovens, iniciado por João Paulo II, em volta das Jornadas Mundiais da Juventude. Na sequência do Jubileu da Redenção (1983), o Santo Padre entregou aos jovens a Cruz peregrina (22 de Abril de 1984) que esteve presente no primeiro Encontro mundial de jovens, também no Domingo de Ramos, em 31 de Abril de 1985, Ano Internacional da Juventude, por iniciativa da ONU. Precisamente nesse dia assinou e entregou a Carta Apostólica aos Jovens de todo o mundo Queridos amigos («dilecti amici») e, em 22 de Dezembro desse mesmo ano, anunciou a realização de uma Jornada Mundial da juventude, todos os anos, nas igrejas locais, no Domingo de Ramos, sendo a celebração Internacional com intervalo de dois ou três anos. Estava dado o mote para as Jornadas Mundiais da juventude, no plano Internacional, sendo a primeira em Buenos Aires (Argentina) e, a próxima em Agosto de 2011.

Encontrando-se esgotada a carta apostólica, o Departamento Nacional de Pastoral Juvenil, em colaboração com as edições Paulinas, reeditou a referida carta («caros amigos»). Esta primeira edição foi um pouco limitada aos pedidos que cada diocese fez. O Nosso Departamento encomendou alguns (500) exemplares que estão à venda no Departamento ou nos grandes momentos que vamos ter – Dia Diocesano da Juventude e Fátima Jovem. O preço é aquele que a editora nos impôs, 3,00€.

Seria bom que cada animador ou cada jovem tivesse a curiosidade de ler esta carta do papa. Juntamente com esta reedição vai a mensagem de Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude deste ano (coincidente com a primeira mensagem de João Paulo II). Esta carta vai ser, também, um belo instrumento de trabalho para prepararmos as Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid, em 2011.

Fonte: Facebook oficial da JMJ 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário