terça-feira, 15 de setembro de 2009

Dois milhões de jovens são esperados para JMJ em Madri 2011

Dois milhões de jovens são esperados para encontro com Papa
Cardeal Rouco explica como será a JMJ Madri 2011

MADRI, segunda-feira, 14 de setembro de 2009 (ZENIT.org).- Dois milhões de jovens são esperados, metade de Madri e a outra metade procedente de outros lugares, para a Jornada Mundial da Juventude de 2011. Foi o que revelou o cardeal Antonio María Rouco, arcebispo de Madri, ao jornal espanhol ABC.

O purpurado concedeu uma entrevista ontem sobre os preparativos para este grande encontro mundial, previsto para agosto de 2011.

Com a vigília desta noite, que acontece na catedral da Almudena, começa a peregrinação da Cruz das Jornadas Mundiais, que foi entregue à arquidiocese de Madri em 6 de abril passado, Domingo de Ramos.

Como já informou ZENIT, a Cruz visitará primeiramente todas as paróquias da arquidiocese, para depois passar às dioceses sufragâneas de Alcalá e Getafe, e posteriormente visitará uma por uma todas as dioceses da Espanha.

Segundo revelou o cardeal Rouco, os lugares centrais do encontro, presididos pelo Papa, já estão fixados: a Vigília e a Eucaristia conclusiva (19 e 20 de agosto) serão celebradas na base aérea de Quatro Ventos, lugar onde aconteceu um encontro semelhante, em 11 de abril de 2003, com João Paulo II.

Por outro lado, a Missa que dará início à Jornada, e a acolhida do Papa, acontecerão na praça de Cibeles, no centro da cidade, em 16 de agosto.

Também está previsto, ainda que sem confirmar oficialmente, que aconteça uma solene Via Crucis na sexta-feira, 18 de agosto no Passeio da Castellana, a artéria principal que divide de norte a sul a capital da Espanha.

Para o cardeal Rouco, estas Jornadas "condicionaram a história da evangelização dos jovens no mundo" ao ajudar a criar "uma cultura juvenil diferente, um ar renovado para a vida dos jovens em seus ambientes e grupos eclesiais".

"Para milhares de jovens significaram o encontro ou o reencontro com a fé, outros descobriram sua vocação e todos vislumbraram formas de ser jovem, de querer viver com dignidade, nobreza e horizontes claros", acrescentou.

Preparativos em andamento

O cardeal explicou que já se constituiu o Comitê organizador da JMJ, em colaboração com o Conselho Pontifício dos Leigos e com a Conferência Episcopal Espanhola (CEE), e que terá sua sede em uma paróquia de Madri.

Este Comitê já aprovou o logotipo oficial da JMJ 2011 e o hino, e se encarregará de coordenar as catequeses nos demais idiomas (mais de 300) e das demais atividades previstas.
Segundo os primeiros dados, se prevê a assistência de mais de mil bispos e da metade dos cardeais de toda a Igreja.

Por outro lado, explicou algumas das iniciativas particulares desta Jornada, entre elas uma no Museu do Prado (o mais importante do país), no qual "se preparará um itinerário de visitas com o lema Buscando Cristo".

Também, está previsto que a maioria das paróquias de Madri abram todo o dia para acolher os peregrinos que queiram rezar.

Outra das questões será a acolhida massiva de peregrinos. O cardeal afirmou que se oferecerá às famílias madrilenas que hospedem os jovens, ainda que reconheceu que isto não será suficiente para todos.

Pediu-se a todas as instituições eclesiais que cedam os espaços disponíveis, e pediu-se ao governo e às autoridades regionais e locais. O cardeal destacou a "disposição plena" e a "resposta magnífica" manifestada por todas as instituições civis neste sentido.

Por último, o cardeal falou dos custos materiais, que sobretudo "recairá em contribuições privadas e donativos dos fiéis", e da necessidade de cerca de 15 mil voluntários das seis áreas linguísticas principais.

"A tradição da Igreja espanhola será uma grande e positiva novidade para jovens de muitas partes do mundo, onde a Igreja é muito jovem, onde o grande passado cristão está murcho ou a realidade da vida consagrada contemplativa, que tanto atrai os jovens de nosso tempo, não é tão vigorosa como a nossa", concluiu o purpurado.
Fonte: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário