terça-feira, 14 de julho de 2009

TESTEMUNHO: CAMINHADA PELA PAZ EM PEDRO LEOPOLDO

CAMINHADA PELA PAZ EM PEDRO LEOPOLDO – 12/07/2009

JORNADA ARQUIDIOCESANA DA JUVENTUDE

Quando e como tudo começou?

No Ano Santo da Redenção (1983-1984) João Paulo II sentiu que deveria haver uma cruz próxima do altar principal na Basílica de São Pedro, onde pudesse ser vista por todos. Após o Papa ter encerrado a Porta Santa, ele confiou essa mesma Cruz aos jovens de todo o mundo, com as seguintes palavras: "Meus queridos jovens, ao concluir este Ano Santo, eu confio-vos o símbolo deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo ! Carreguem-na pelo mundo a fora como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciai a todos que só na morte e ressurreição de Cristo é que poderemos encontrar salvação e redenção" Desde então, carregada por mãos e corações generosos, a Cruz tem realizado uma longa e ininterrupta peregrinação pelos continentes, para assim demonstrar que a Cruz caminha com os jovens e os jovens caminham com a Cruz.

No dia 11 de junho de 2009, nosso arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo anunciou a candidatura de Belo Horizonte como sede para a Jornada Mundial da Juventude em 2014, iniciando-se desde então, a peregrinação com a réplica da Cruz Peregrina pela nossa arquidiocese. A peregrinação culminará na Primeira Jornada Arquidiocesana da Juventude que acontecerá em 28 de março de 2010.

No domingo, dia 12, a nossa forania Nossa Senhora da Saúde, que reúne paróquias de Pedro Leopoldo, Confins e Lagoa Santa, recebeu a Cruz Peregrina. Pedro Leopoldo foi escolhida para acolher a Cruz e quem compareceu à caminhada pode perceber claramente a grande participação dos jovens e familiares. A organização para recepção da Cruz e preparativos para a grande celebração que aconteceu no CEPPEL contou com o apoio direto dos padres e lideranças jovens das quatro paróquias, a saber: Paróquia São Jose (Confins), Santo Antônio (Lagoa S. Antônio), Imaculada Conceição e São Sebastião. Primeiramente a Cruz foi recepcionada pelo Padre Lourival, em Confins, que programou uma carreata para Pedro Leopoldo às 15:30, onde uma multidão já aguardava o momento de chegada. Após o momento de concentração e animação na Praça Tancredo Neves, onde foi acolhida, deu-se início à caminhada, tendo os jovens à frente carregando a Cruz. Foi um momento emocionante e inesquecível, nas palavras de vários jovens que se manifestaram durante e após a caminhada.

Já no CEPPEL, o evento contou com a participação do bispo auxiliar Dom Joaquim Mol, que por várias vezes dirigiu-se especialmente e carinhosamente aos jovens, durante a Santa Missa, que prontamente o respondiam, muito entusiasmados.
Ficou evidente, depois do evento, a grande satisfação de todos, sobretudo dos jovens e a grande expectativa por parte da juventude por novos momentos como esse. As lideranças jovens afirmam que, se depender deles e da boa vontade e apoio dos padres que muito se empenharam antes e durante o acontecimento, novos momentos deverão acontecer, afinal:

“O FUTURO TEM UM NOME: JUVENTUDE!!!
OU JOVENS SANTOS OU SANTOS JOVENS
HÁ URGÊNCIA EM SER JOVEM HOJE!!!”


Agradecemos imensamente a todos que nos ajudaram e especialmente a todos que se dedicam a trabalhar com jovens e trabalham com AMOR, por Cristo, com Cristo e em Cristo, Amém.

Lideranças Jovens, Setor Juventude, Pastoral da Juventude e Párocos da Forania.

Alexandre Gonçalves
Robson Viana
Setor Juventude/Pastoral da Juventude
Paróquia São Sebastião
Pedro Leopoldo-MG

Um comentário: