terça-feira, 21 de julho de 2009

Jornadas Mundiais da Juventude: convite de Deus

Jornadas Mundiais da Juventude

“Eu te peço pra rezar um pouco por mim, para que Deus me dê uma vontade férrea, para que eu não desfaleça frente aos seus projetos”.
(Frassati, Pier Giorgio. à Severi, 13.IV.1925)

Participar de uma jornada é aceitar o convite de Deus para sermos jovens santos ou santos jovens. Quando acolhemos o convite participar da Jornada Mundial da Juventude com o Papa, começamos a viver o projeto de Deus em nossas vidas. Rezamos todos os dias inspirados pelo nosso Anjo da Guarda, pela Jornada e seus frutos. Sentimos como “... uma brasa no peito e uma flecha na alma...”. Neste tempo nos encontramos mais com os santos de nossa devoção e os patronos das jornadas.

Formamos um grupo para a peregrinação com o ajuda do nosso Padre. Amigos, conhecidos, colegas de sala, amigos do nosso grupo de jovens, da igreja, do trabalho. Entramos no site oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e nos cadastramos com um nome para o grupo, o numero previsto de participantes, o seu líder (receberá as informações necessárias a JMJ);
Podemos também entrar em grupo já formado por algumas comunidades Shalom, Canção Nova, Coração Fiel, ou paróquias e dioceses.
Rezamos, olhamos o roteiro de cada uma, se vai participar da pré-jornada (jornada local nas dioceses onde convivemos com as famílias participando de atividades nas paróquias acontece uma semana antes da JMJ).
Verificamos se o custo é o que podemos assumir e se está em conformidade com as outras peregrinações.
Ao chegarmos à recepção da JMJ recebemos um kit com as orientações praticas das atividades, horários, locais, transportes, crachás, onde ficaremos hospedados, os tíquetes das refeições.

Providenciamos os documentos necessários a peregrinação: Passaporte, visto, cartão de vacinação internacional, autorizações de viagem no caso de menor, seguro viagem.

Rezamos, nos reunimos para partilhar informações sobre o local da JMJ, costumes, hábitos, a língua oficial, a cultura, qual a estação e o clima durante a JMJ. O que levaremos na mochila. Preparamos-nos para os desafios da peregrinação. Em tudo demos graças a Deus e rezamos para não recebermos sua Graça em vão. Peregrinos sim, turistas não!

Levamos alguns objetos de devoção como medalhas, terços, dezenas e também algum suvenir para trocarmos com nosso anfitrião e peregrinos dos diversos países nos momentos de confraternização.

Ao consultar e pesquisar os sites indicados pode informar o nosso site com referencia.
www.coraçãofiel.com.br
www.cancaonova.com.br
www.comshalom..org
www.jmjbrasil.com.br

Que estas informações possam facilitar a realização do projeto de Deus em sua vida.

Um abraço, rumo a JMJ 2011.
Julio César de Assis Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário