segunda-feira, 20 de julho de 2009

Forania São José recebe a Cruz peregrina

Com muita alegria e animação, com o carro de som e carreata, os jovens da Forania Nossa Senhora da Saúde entregaram sábado (12/07) a cruz dos jovens à Forania São José operário.

A concentração dos jovens da Forania São José Operário ocorre por volta das 14h30min na paróquia São José operário. Para receber a cruz peregrina (conhecida também como cruz dos jovens) estavam presentes dezenas de jovens da forania, além das presenças do Vigário Forânico Pe. Marcelo Apolônio, Padre Francisco Pimenta (Vigário – RENSE), entre outros padres da forania, e pelos jovens representantes da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (RENSE): próxima região a receber a cruz peregrina no dia 23 de agosto.

Padre Marcelo Apolônio deu as boas vindas, recebeu a Cruz entregue pelos jovens da Forania Nossa Senhora da Saúde que apresentaram uma dança. Os jovens da Paróquia São José organizaram um teatro representando aquilo ao qual os jovens de hoje estão sujeitos como drogas etc. Logo após a acolhida, iniciou-se uma peregrinação pela forania passando pelas paróquias São Francisco Xavier, Nossa Senhora da Paz e Todos os Santos. Em todas os jovens eram bem acolhidos e o respeito e veneração à Cruz era evidente. “O sentimento de receber a cruz em nossa forania é indescritível, é uma emoção que nos motiva e dá esperança”, afirmou Felipe Branco, responsável pela juventude na forania.



Na caminhada com a Cruz, os jovens se mostravam animados. Houve até a criação de um novo canto de animação: “não é mole não, 2014 BH é a opção”, fazendo referência à candidatura de Belo Horizonte a sediar a Jornada Mundial da Juventude de 2014.


Como estava previsto, a peregrinação do dia terminou na Paróquia Todos os Santos na qual os jovens foram recebidos ao som de fogos de artifício e badalos do sino da Igreja.



A santa missa foi presidida pelo vigário forânico Padre Marcelo e concelebrada pelo pároco Pe. Pier Luigi. Na homilia Pe. Marcelo Apolônio frisou que o recebimento da Cruz seja o momento para acender e reacender algumas luzes; “Devemos colocar a Cruz, que é nossa, em nossos ombros e carregarmos unidos”, afirmou.


Ao final da Santa Missa, o Pároco Pe. Pier Luigi agradeceu e parabenizou os jovens pelo amor a Cruz. “É tocante! Parabéns a vocês jovens! Que Deus abençoe essa jornada”, conclui.


Ao encerrar a Santa Missa os jovens foram convidados a participarem da Cristoteca, em um salão próximo à Igreja, na qual foi servida uma deliciosa macarronada.


Estão previsto outras atividades relacionadas com a espiritualidade da Jornada Mundial da Juventude, para mais entre em contato com Felipe Branco (filipebranco@yahoo.com.br).


A próxima peregrinação da Cruz será no sábado, dia 25 de julho, na forania Santo Antônio em Venda Nova.



Confira algumas fotos abaixo:

2 comentários:

  1. Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo!!!

    Com a Peregrinação da Cruz vamos ao encotro com Jesus Cristo, que nos escolheu.Com a missão de realizar tudo que Ele sonhou para nós,que temos Amor à Igreja na pessoa do Papa e na escuta de sua palavra. Com a vivência da universalidade e a comunhão da igreja levaremos amor e esperança para os necessitados, pois somos jovens protagonistas da Nova Evangelização e da construção da civilização do Amor. Temos a missão de reunir jovens do mundo todo em um só lugar...BH/2014

    ResponderExcluir
  2. Amemmm! como disse a Flavinha! com a cruz vamos ao encontro de jesus. Preparem-se ai pessoal de justinopolis, sabado dia 08 uma super cristoteca o melhor da musica eletronica catolica par juntos dançarmos e louvarmos com muito fervor...
    Abraço fraterno

    djxandao
    msn djxandaofestanoceu@hotmail.com

    ResponderExcluir