sábado, 25 de julho de 2009

Discurso de Bento XVI aos jovens espanhóis.

Discurso de Bento XVI aos jovens espanhóis que vieram a Roma receber a Cruz da Jornada Mundial da Juventude, Roma 6 de abril de 2oo9.


Queridos amigos:

É para mim uma grande alegria receber nesta audiência um grupo tão numeroso, vindo de Madri e outras cidades da Espanha para receber a Cruz dos Jovens que percorrerá diversas cidades até a Jornada Mundial da Juventude, em Madri no ano de 2011. Cumprimento cordialmente ao Senhor Cardeal Arcebispo de Madri, Antonio María Rouco Varela, que preside esta peregrinação, o coordenador geral da Jornada, e seu Bispo auxiliar, Monsenhor César Augusto Franco Martínez, e aos demais bispos, aos sacerdotes e catequistas que estão aqui. Cumprimento com afeto especial a vocês vós, queridos jovens, que, ao tomar a cruz, confessais vossa fé n'Aquele que vos ama sem medida, o Senhor Jesus, cujo mistério pascal celebraremos nestes dias santos. Como dito em outra ocasião, "a fé, a seu modo, necessita ver e tocar. O encontro com a cruz, que se toca e se leva, se transforma em um encontro interior com Aquele que na cruz morreu por nós. O encontro com a cruz desperta no mais íntimo dos jovens a lembrança de Deus que quis fazer-se homem e sofrer por nós" (A los mienbros de la Curia romana, 22 diciembre 2008). Alegra-me saber que esta cruz que tende recebido a levareis em procissão na Sexta-feira Santa) pelas ruas de Madri para que seja aclamada e venerada.

Eu vos incentivo, portanto, a descobrir na Cruz a medida infinita do amor de Cristo, para poder dizer, assim como são Paulo: "vivo na fé do filho de Deus, que me amou até entregar-se por mim" (Ga 2, 20). Sim, queridos jovens, Cristo se entregou por cada um de vós e vos ama de modo único e pessoal. Respondei vós ao amor de Cristo oferecendo-Lhe suas vossas vidas com amor. Deste modo, a preparação da Jornada Mundial da Juventude, cujos trabalhos, que já começaram com muita vontade e entrega, serão recompensados com o fruto que pretendem estas Jornadas: renovar e fortalecer a experiência do encontro com Cristo morto e ressuscitado por nós.

Ide pelas estradas de Cristo. Ele é vossa meta, vosso caminho e também vosso prêmio. No lema que escolhi para a Jornada de Madri, o apóstolo Paulo convida: "arraigado e edificados em Cristo, firmes na Fé" (Col 2,7). A vida é o caminho, certamente. Mas não é um caminho incerto e sim um destino fixo, que nos conduz a Cristo, meta da vida humana e da história. Por este caminho chegareis a encontrar Aquele que, entregando sua vida por amor, vos abre as portas da vida eterna. Convido-vos, pois, a vos formar na fé que dá sentido à vossa vida e fortalece vossas convicções, para poder assim permanecer firmes nas dificuldades de cada dia. Exorto-vos, ademais, para que, no caminho até Cristo, saibais atrair vossos jovens amigos, companheiros de estudo e de trabalho, para que também eles O conheçam e O confessem como Senhor de suas vidas. Para isso, deixeis a força do Alto que está dentro de vós, o Espírito Santo, se manifeste com seu intenso chamado. Os jovens de hoje necessitam descobrir a vida nova que vem de Deus, saciar-se da Verdade que tem sua fonte em Cristo morto e ressuscitado e que a Igreja recebeu como tesouro para todos os homens.

Queridos jovens, este tempo de preparação para a Jornada de Madri é uma ocasião extraordinária para experimentar além disso a graça de pertencer à Igreja, Corpo de Cristo. As Jornadas da Juventude manifestam o dinamismo da Igreja e sua eterna juventude. Quem ama a Cristo, ama a Igreja com a mesma paixão, em plena comunhão com seus pastores e com o Sucessor de Pedro. Orai em comum, abrindo as portas de vossas paróquias, associações e movimentos para que todos possam sentir-se na Igreja como em sua própria casa, em que são amados com o mesmo amor de Deus. Celebrai e vivei vossa fé com imensa alegria, que é dom do Espírito. Assim, vossos corações e os vossos amigos se preparam para celebrar a grande festa que é a Jornada da juventude e todos experimentaremos uma nova epifania da juventude da Igreja.

Neste dia tão belo da Semana Santa, que ontem iniciamos, eu vos encorajo a contemplar Cristo nos mistérios a contemplar a Cristo nos mistérios de sua paixão, morte e ressurreição. Nele descobrireis o que supera toda sabedoria e conhecimento, ou seja, o amor de Deus manifestado em Cristo. Aprendei com Ele, que não veio “para ser servido e sim para dar sua vida em resgate por muitos” (Mc 10, 45). Este é o estilo do amor de Cristo, marcado com o sinal da cruz gloriosa, em que Cristo é exaltado, à vista de todos, com o coração aberto, para que o mundo possa olhar e ver, através de sua perfeita humanidade, o amor que nos salva. A cruz se converte assim no sinal mesmo da vida, pois nela Cristo vence o pecado e a morte mediante a total entrega de si mesmo. Por isso, temos de abraçar e adorar a cruz do Senhor, fazê-la nossa, aceitar seu peso como o Cirineu, para participar junto com o único que pode redimir toda a humanidade (cf. 1 Co 1,14). No batismo fostes marcados com a cruz de Cristo e a Ele pertencestes totalmente. Tornai-vos cada vez mais dignos dela e jamais vos envergonheis deste sinal supremo de amor.

Com esta atitude profundamente cristã, levareis adiante os trabalhos de preparação para a Jornada Mundial da Juventude com êxito e fecundidade, porque, segundo disse São Paulo, tudo podemos n'Aquele que nos dá força (Cf. Flp 4, 13). E em Cristo crucificado é-nos apresentado a força e a sabedoria de Deus (cf 1 Co1, 14). Deixemo-nos invadir por esta força e sabedoria, comunicando-a aos demais e, debaixo da proteção da Santíssima Virgem Maria, preparai com dedicação e alegria a jornada da juventude que fará de Madri um lugar radiante de fé e vida, de onde jovens de todo mundo festejem com entusiasmo a Cristo.

Levai minha afetuosa saudação a vossas famílias, amigos e companheiros que não puderam vir hoje, e aos que bendigo de coração.

Feliz festa de páscoa.

Muito agradecido.

Traduzido do espanhol para o português pelos Editores do Blog da JAJ-BH.
Versão original pode ser conferida aqui.
© Copyright 2008 - Libreria Editrice Vaticana

Nenhum comentário:

Postar um comentário