quinta-feira, 14 de junho de 2012

Olhos brilhando e sorriso nos lábios

Artigo de Diego Silva, para o JMJBrasil
alegria-jmj1
“Olhos brilhando, sorriso nos lábios, gritos animados e muita alegria e oração”. Sim! Quem já teve a oportunidade de participar de uma Jornada Mundial da Juventude sabe a força deste evento que soma milhões de jovens de todo o mundo (formando o maior evento internacional do mundo) que vivenciam os poucos, porém intensos, dias de uma JMJ.
Quem deseja ir para uma JMJ com o intuito de curtir férias ou viajar poderá até aproveitar, porém perderá o sentido mais bonito e profundo. As questões culturais, artísticas, históricas etc, apenas somam com o fundamental que é a partilha da Fé, testemunho público do nosso amor a Cristo, sua Igreja e ao Papa, nosso pastor.
A JMJ é, por excelência o momento de o jovem questionar qual o sentido de sua vida. “O que deixareis para próximas gerações? Estão construindo algo durável? Como estão usando os dons que lhes foram dados e derramados sobre vocês?" desafiou o Papa Bento XVI aos jovens na JMJ Austrália, 2008.
O que mais se observa em uma JMJ é a explosão de cores, bandeiras e alegria. Jovens vindo e voltando. Metrô, ônibus e ruas lotadas. Lembro muito bem que há um ano da JMJ de Madrid 2011 milhares de jovens brasileiros se preparavam ansiosos para poderem, muito deles pela primeira vez, participar de uma JMJ. O testemunho dos que haviam participado era muito animador. É inesquecível o testemunho de vários jovens que fizeram muitos sacrifícios para poderem participar da JMJ e que com os olhos ardentes e palavras calorosas partilhavam suas experiências nos motivando a participar.
alegria-jmj
Alem do desejo de milhares de jovens em participar da JMJ, outro fator muito importante foi a grande expectativa dos brasileiros de acolher a JMJ aqui. Existiam fortes indícios, muitos sabiam, porém quando o Papa disse que a próxima JMJ seria no Brasil uma explosão verde e amarela tomou conta do aeródromo de Cuatro Vientos, os gritos e abraços dos brasileiros reforçaram a impressão de que somos um país alegre e acolhedor.
Sim, somos um país que, apesar das inúmeras dificuldades, é feliz e acolhedor. Devemos mostrar uma vez mais aos nossos amigos estrangeiros que aqui também é sua casa, que aqui, diante do Cristo Redentor, terra de homens e mulheres generosas que deram suas vidas para levar a todos o Evangelho, estamos unidos pelo mesmo projeto de levar a mensagem evangélica aos corações dos homens que, sobretudo hoje, estão sedentos do Pão da Vida.
alegria-jmj2Mas para isso, não podemos ficar apenas no plano das idéias e dizer palavras motivadoras. Precisamos de ação. Somente com o pouco da generosidade de cada jovem brasileiro é que poderemos somar ao final confluindo para o bom andamento do evento que terá como em cada brasileiro um testemunho muito mais eficaz do que se fosse a mais perfeita JMJ jamais organizada.
Sim, teremos que nos organizar muito bem. Teremos que somar as forças de todos, polícias, profissionais da Saúde, trânsitos, prefeitos, governadores e o Executivo. Mas antes disso tudo temos que preparar os jovens que serão o espelho do evento, serão quem os nossos amigos de foram terão como primeiros amigos e exemplos. Estes jovens devem dar testemunho de sua fé para que os demais saiam daqui irradiados e impulsionados pela nossa amizade, pelas palavras do Santo Padre o Papa e pela Partilha do Pão Eucarístico, que é Cristo vivo entre nós; assim os jovens vão cumprir com o mandato missionário: “Ide fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19)
Publicado no site: JMJ Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário