segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Milhares de jovens acompanham peregrinação dos Símbolos da JMJ por BH

BH_jovens_e_a_cruzOs jovens da Arquidiocese de Belo Horizonte celebraram a chegada da Cruz da Jornada e ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Entre os dias 19 e 20 de novembro, os símbolos peregrinaram aproximadamente 74 km pela cidade, acompanhados pelo Corpo de Bombeiro, Polícia Militar e centenas de fieis em carros, ônibus e vans, com momentos de festa e oração em diferentes locais, tais como: projetos sociais, praças da cidade, Benção da Pedra Fundamental da Catedral Cristo Rei, universidade PUC Minas, missa e show e vigília no Mineirinho.

Conheça agora a peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude por Belo Horizonte em detalhes:

Chegada dos símbolos da JMJ na Fernão DiasBH_carreata
Por volta das 15h, aproximadamente 300 jovens receberam os símbolos da Jornada na Rodovia 381, Fernão Dias, no Posto da Polícia Militar de Minas Gerais, KM 499, em Contagem. A banda São Sebastião, formada por jovens de diferentes idades, animaram a chegada da Cruz e do ícone de Nossa Senhora. Jovens emocionados, procurando “tocar” na Cruz, cantavam hinos e orações, animados, também, por um carro de som, que acompanhou todo percurso pela cidade.

Carreata com os Símbolos da JMJ
Em seguida, os símbolos da JMJ seguiram em carreata pela Rodovia até o Bairro Cabana. Uma multidão acompanhou a peregrinação com carros e ônibus. Buzinas, música e orações fizeram parte do trajeto.

BH_bairro_cabanaAcolhida no Bairro Cabana
Desde cedo moradores do Bairro Cabana aguardavam a chegada dos símbolos da JMJ. Por volta das 15h15, Dom Luiz Gonzaga Fechio celebrou a Eucaristia no Bairro Cabana, antes mesmo da chegada dos símbolos.
Ás 16h36, crianças, jovens e adultos aplaudiram a chegada da Cruz das Jornadas e do Ícone de Nossa Senhora. O carro de som animou o público, que sob o sol forte cantou, rezou e deu testemunho de fé diante dos símbolos da Jornada. Alguns moradores diziam estar tento “um oportunidade única de ver os símbolos que lembram muito do nosso querido Papa João Paulo II”, idealizador das Jornadas.
Acolhidos em frente ao Centro Juvenil João Bosco, os símbolos da Jornada seguiram a peregrinação para a PUC Minas, às 17h00.
PUC Minhas: símbolos da JMJ em prol da EducaçãoBH_puc_minas
Às 17h30 universitários da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais receberam os Símbolos da JMJ. Junto aos universitários, estavam famílias, padres e o reitor da Universidade, Dom Joaquim Mol, que destacou a importância da educação e formação profissional e pessoal dos jovens, futuros da nação. Às 17h50, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora deixam o campus da PUC Minas e seguem em direção ao Aglomerado da Serra.

Aglomerado da Serra
Um palco com música, dança e apresentações estava montado na Praça do Cardoso, onde aproximadamente 200 moradores, incluindo grupos jovens do local receberam a Cruz e o ícone de Nossa Senhor, às 18h20. Muitos testemunhos de Fé neste local, como o da catequista Eudi Moreira Guimarães, 81 anos, traduzem o significado da visita da Cruz em locais carentes, como do Aglomerado da Serra.
Às 18h40 os fies se despedem, emocionados, dos símbolos da JMJ, que seguiram em carreta para a Praça do Papa. Mas antes, todos tiveram a oportunidade de “tocar” na Cruz, e fazer um pedido, uma oração pessoal junto ao maior símbolo da Igreja.BH_aglomerado_da_serra

BH_praa_do_papaVisita à Praça do Papa
Motociclistas se encontraram com a Cruz das Jornadas e o Ícone de Nossa Senhora na Praça do Papa, às 19h05. Em seguida, às 19h16, os símbolos saíram em peregrinação até o terreno da Catedral Cristo Rei, para a Benção da Pedra Fundamental. A Praça Israel Pinheiro é conhecida como a Praça do Papa por ocasião da missa com os jovens realizada pelo Papa João Paulo II em 1980. Os belo-horizontinos ainda celebram com orgulho a celebre frase do hoje Beato João Paulo II: “Olhando para vocês, jovens, eu vejo: que Belo Horizonte”.

Benção da Pedra Fundamental da Catedral Cristo ReiBH_catedral_cristo_rei
Às 19h50 os símbolos foram recepcionados no terreno da Catedral Cristo Rei por mais de 2 mil  fieis, padres, autoridades, bispos e pelo Arcebispo de Belo Horizonte Dom Walmor de Oliveira Azevedo. Os símbolos peregrinaram entre os fieis e, em seguida, Dom Walmor presidiu o Ato litúrgico da Benção da Pedra Fundamental no terreno da futura Catedral Cristo Rei. Os presentes ainda puderam acompanhar a Iluminação da Cruz no local da construção. Em seguida, às 20h40, os símbolos seguiram para o Mineirinho, onde uma grande festa era preparada.

BH_mineirinhoMineirinho repleto de jovens
Ao som de “No Peito Eu Levo uma Cruz”, música tema da peregrinação dos Símbolos da JMJ, jovens celebram de alegria ao ser anunciada, às 21h00, a chegada da Cruz nas proximidades do Mineirinho. Às 21h11, a Cruz e o Ícone entram no Ginásio Mineirinho, e os jovens cantam ainda mais alto a música No Peito Eu Levo uma Cruz. Padres, bispos e o Arcebispo de Belo Horizonte entraram com os símbolos e, em seguida, ás 21h20, teve início a Celebração Eucarística, presidida por Dom Walmor.
Em seguida os jovens presentes no Mineirinho puderam acompanhar diversos shows.

Shows no Mineirinho para os jovens
Por volta das 22h30, teve início os shows no Mineirinho. Ao som de Eros Biondini e banda Dominus, os jovens “fizeram a festa” com muita música e dança. A partir das 00h30, os jovens deram início a Vigilia Orante e celebração pelo Dia Nacional da Juventude, com confissão e Adoração ao Santíssimo.
Liturgia de Envio dos Símbolos da JMJ
Na manhã do dia 20 de novembro, domingo, às 08h00, foi realizada, no Mineirinho, a Liturgia de envio da Cruz das Jornadas e Ícone de Nossa Senhora para a Diocese de Luz.BH_shows_mineirinho

Texto e fotos Fabiano Fachini
Por jovensconectados.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário