sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Jornada Mundial da Juventude

Seguir a Jesus é caminhar com a Igreja 

O Papa Bento XVI pediu aos mais de dois milhões de jovens reunidos na XXVI Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em agosto passado em Madri na Espanha, que participem nas suas paróquias, na Eucaristia de cada domingo, na recepção freqüente do Sacramento do Perdão e o cultivo da oração e meditação da Palavra de Deus, porque, “não se pode, sozinho, seguir Jesus.”

A Base Aérea de Quatro Ventos, com seus 600.000.000 m2 tornou-se, durante todo o dia 20 e manhã do dia 21 de agosto no maior templo do mundo, numa autêntica cidade improvisada, de dois milhões de habitantes vindos dos cinco continentes (193) países para participar da edição atual da Jornada Mundial da Juventude.

A audácia e a tônica do discurso papal constitui em propor aos jovens católicos que se “oponham ao relativismo moral” com a sua reafirmação da sua fidelidade à Igreja. “Volto a dizer, com todas as minhas forças: não vos envergonheis de Cristo”, disse o Papa.

A homilia do sucessor de Pedro na “Missa do envio” centrou-se nesta felicidade de se reconhecer católico e por isso convidou todos os fiéis a responderem a Cristo “com generosidade e valentia”; porque seguir Jesus na fé é caminhar com Ele na comunhão da Igreja. Não se pode, sozinho, seguir Jesus. Quem cede a tentação de seguir “por sua conta” ou de viver a fé segundo a mentalidade individualista, que predomina na sociedade, corre o risco de nunca encontrar Jesus Cristo, ou de acabar seguindo uma imagem falsa d´Ele. Por isso, “para crescimento da vossa amizade com Cristo é fundamental reconhecer a importância da vossa feliz inserção nas paróquias, comunidades e movimentos, bem como a participação na Eucaristia de cada domingo, a recepção freqüente do sacramento do perdão e o cultivo da oração e meditação da Palavra de Deus”.

A homilia do Papa tornou-se numa oração íntima com os jovens quando os encomendava à Virgem Maria ou os aconselhava: “Dizei-lhe: Jesus, eu sei que Tu és o Filho de Deus que destes a vida por mim. Quero seguir-Te fielmente e deixar-me guiar pela Tua palavra... Quero que sejas a força que me sustente, a alegria que nunca me abandone.”

Ao terminar a breve homilia, o Sumo Pontífice desafiou a autodenominada “Juventude do Papa” a contrariar a mentalidade individualista e a comunicar a alegria da fé. “É impossível encontrar a Cristo e não o dar a conhecer a outros. Por isso, não guardeis Cristo para vós mesmos. Comunicai aos outros a alegria da vossa fé. O mundo necessita do testemunho da vossa fé; necessita, sem dúvida, de Deus”, afirmou o Papa.

Sua Santidade antes de anunciar a próxima jornada para 2013, no Rio de Janeiro, manifestou-se “muito grato por essa enormidade de manifestação de fé” e mesmo `emocionado´ com a participação de tantos bispos e sacerdotes” nas jornadas que superaram todas as expectativas.

Por Monsenhor Jaelson
Fonte: Pbagora

Nenhum comentário:

Postar um comentário