quinta-feira, 16 de junho de 2011

Conheça a brasileira e outros jovens por trás da organização da JMJ Madri

JovensmadridAlguns dias atrás, o Cardeal de Madri, arcebispo Rouco Varella, disse que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2011 será "um grande Pentecostes". Nos últimos meses, na sede do comitê organizador da JMJ, já se pode ter uma antevisão disso. Trabalhar nos preparativos para a Jornada é como estar em uma mini “ONU” (Organização das Nações Unidas): além dos espanhóis, jovens de países como Brasil, Dinamarca,Taiwan e Argentina trabalham juntos há semanas ou meses para que a Jornada Mundial da Juventude seja um sucesso.

Aqui estão as histórias de sete jovens que deixaram seus países para embarcar na aventura de organizar uma JMJ. Cada um está contribuindo de algum modo para que muitos dos seus jovens conterrâneos possam ir a Madri e se sentir em casa.

Paola (Taiwan)


Paola300Ya-Chen Chuang, apelidada Paola, tem 25 anos e vem de Taiwan. Ela é responsável por gerenciar a página em em mandarim no Facebook . Cerca de 3.000 fãs da página se preparam para a Jornada Mundial da Juventude, vindos de Hong Kong, Macau, Taiwan e China.

De Taiwan irão mais de 500 peregrinos à Espanha. Consciente de que não é fácil para eles empreender essa peregrinação, Paola conseguiu que toda a equipe de comunicação, incluindo o diretor executivo, gravasse mensagens em mandarim para incentivar todos os jovens de Taiwan a ir à JMJ.


Elsa Vázquez (Austrália)


Elsa300Elsa Vázquez é australiana. Depois de trabalhar no setor bancário por 13 anos, decidiu abandonar tudo pelo que ela considera um projeto muito especial.

Seu trabalho na JMJ é organizar toda a logística das atividades realizadas no Parque del Retiro, incluindo a Feira Vocacional e a Festa da Reconciliação.

Sua primeira Jornada Mundial da Juventude foi em Toronto (2002). Ela se inscreveu porque achava que seria a última oportunidade de ver o Papa João Paulo II, mas não sabia direito o que era uma JMJ. Quando chegou, ficou impactada com toda a alegria e espiritualidade, e por isso acredita que a Jornada Mundial da Juventude em Madri será um momento único para os espanhóis.

Já estão inscritos mais de três mil jovens australianos. Isso nunca tinha acontecido na Austrália e Elsa atribui esse número aos frutos da JMJ realizada em Sydney em 2008. Para ela, essa é mais uma prova de que a JMJ ilumina os corações das pessoas.


Richard Olivier (França)

Olivier300Na véspera do Ano Novo de 2009, durante um retiro, o francês Richard Olivier pediu sua namorada em casamento. Antes de se casarem, eles queriam agradecer a Deus pelo presente de terem se conhecido e decidiram assim contribuir com a organização da Jornada. Até o seu casamento em julho, eles estarão trabalhando como voluntários da JMJ, e participarão da jornada como uma nova família.

Olivier trabalha no departamento de cultura, coordenando as diversas atividades musicais que serão realizadas durante a semana.

A aqueles que ainda têm dúvidas sobre se devem ou não participar da JMJ, Olivier é bastante claro: “Que se dêem esse presente e venham para Madri”. Por quê? “É uma experiência que muda sua vida. Haverá algo que você vai tocar seu coração”.

Já estão inscritos cerca de 50 mil jovens franceses.

Giselle Azevedo (Brasil)


Giselle300Giselle Azevedo tinha tudo: uma carreira como bailarina, uma família, bons amigos e até mesmo um namorado. Mas sabia que ainda faltava alguma coisa. Hoje tem 28 anos e há mais de dez pertence à Comunidade Católica Shalom, estando comprometida a levar o Evangelho a todos os cantos..

Agora ela trabalha no departamento de Cultura da JMJ. Para Giselle, todos os jovens que irão para a JMJ viverão a experiência mais incrível de suas vidas. "É uma oportunidade única de ouvir de perto as palavras do Papa dirigidas a cada um, de ser contagiado pela fé de outros jovens."

Seu rosto se ilumina quando fala dos outros brasileiros: já estão inscritos mais de 11 mil. Ela conta que eles vivem estes meses que antecedem JMJ com grande entusiasmo e ajudando uns aos outros para garantir que nenhum jovem deixe de ir por falta de recursos financeiros.


Benjamin Paz (Argentina)


Benjamin_Paz_Vermal300Desde o começo, o argentino Benjamin Paz desejou participar da JMJ com os outros 5 mil jovens de seu país. Quando surgiu a oportunidade de ser voluntário, ele não pensou duas vezes.

Ele trabalha desde março de 2011 na área de redes sociais, juntamente com outras três pessoas, coordenando uma equipe de outros setenta voluntários que estão em seus respectivos países, também trabalhando para a JMJ.

Benjamin não duvida de que a JMJ será algo impressionante: ver tanta juventude “pulsando” pelo mesmo motivo ao mesmo tempo. Além disso, para aqueles que estão trabalhando na organização, é uma satisfação enorme ver que todo este esforço serve para fazer o bem, que muda vidas.

Eva Janosikova (Eslováquia)

Eva300Como Benjamin, Eva trabalha em redes sociais. Seu objetivo é usar esses novos canais para transmitir e difundir a mensagem do Santo Padre e tornar mais fácil para as pessoas crescerem na fé.

Ela explica que participar da Jornada Mundial da Juventude é uma oportunidade única em um momento muito especial na vida dos jovens. Como o último anúncio da Jornada Mundial da Juventude, é um trem que só passa uma vez na vida.

Eva sabe como seus compatriotas se preparam para a Jornada Mundial da Juventude. Mais de três mil eslovacos estão inscritos, mas para também incentivar muitos outros, ela criou um blog em sua língua falando de todos os preparativos . Ela incentiva todos os jovens a fazer o mesmo: cada jovem é o melhor embaixador da JMJ para todos seus amigos!


Petter Becker-Jostes (Dinamarca)


Petter300Um dos últimos a chegar na sede da Jornada Mundial da Juventude foi Petter Becker-Jostes, que acaba de chegar de Copenhague. Este dinamarquês de 25 anos conta que se apresentou em Madri como voluntário por uma combinação de dois fatores: tinha tempo livre e queria participar de um evento tão importante como a JMJ.

Ele trabalha na equipe de credenciamento de imprensa, que é responsável por registrar os mais de quatro mil jornalistas esperados para cobrir a Jornada Mundial da Juventude.

Aos jovens que ainda não se credenciaram, ele dá um conselho:. Cuidado! – no bom sentido, porém – É que, para Petter, a JMJ muda sua vida para sempre.

Da página oficial Madrid11.com, traduzido por Moisés de Oliveira


Fonte: Jovensconectados.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário