sexta-feira, 1 de abril de 2011

Celebração em homenagem ao beato Pier Giorgio Frassati


Jovens da Arquidiocese de Belo Horizonte, integrantes do Grupo Giorgio Frassati, convidam todos para a Celebração Eucarística em homenagem aos 110 anos de nascimento do padroeiro, beato Giorgio Frassati.

A missa será realizada no dia 6 de abril, quarta-feira, às 18h15, na Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem e será transmitida, ao vivo, pela rádio América (AM 750).

A iniciativa é do Grupo Peregrino (GP) Píer Giorgio Frassati, que participará da Jornada Mundial da Juventude em agosto, em Madrid. Formado por jovens de diversas realidades, carismas e paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte, o Grupo escolheu o Beato como padroeiro.

Para outras informações clique aqui.

A história de Pier Giorgio

Pier Giorgio Frassati nasceu em Turim, Itália, em 6 de abril de 1901. Sua mãe, Adelaide Ametis era pintora. Seu pai Alfredo, agnóstico, foi fundador e diretor do jornal liberal “La Stampa”. Apaixonado por esportes, em especial a escalada de montanhas, utiliza suas excursões para evangelizar seus amigos. “Quanto mais alto formos, melhor nós ouviremos a voz de Cristo”, ele dizia. Dedicado aos mais pobres e desfavorecidos, ele visitava as famílias e lhes prestava tanto ajuda material quanto espiritual.

Aos 17 anos de idade, em 1918, ingressou na Sociedade São Vicente de Paulo e dedicou a maior parte de seu tempo livre ao serviço dos doentes e necessitados, cuidando dos órfãos e dos soldados da primeira guerra mundial que voltavam para suas casas. Em 1919 se associou a Federação de Estudantes Católicos e a Ação Católica. Diferenciando-se das ideias políticas de seu pai chegou a ser membro verdadeiramente ativo do Partido Popular que promoveu os ensinamentos da Igreja Católica embasadas nos princípios da “Rerum Novarum”.

Em uma dessas visitas contraiu poliomelite aguda e faleceu no dia 04 de julho de 1925, aos 24 anos. Seu corpo incorrupto encontra-se enterrado na Catedral de Turim. Em 20 de maio de 1990, na praça de São Pedro, diante de dezenas de milhares de fiéis, o Papa João Paulo II beatificou Pier Giorgio Frassati, considerando-o como “O Homem das oito Bem-Aventuranças”.

Fonte: site da Arquidiocese de Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário