sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Vistos grátis para os peregrinos da JMJ

O Governo espanhol anuncia também que 6.000 polícias garantirão a segurança

gobierno_visados300

Madrid, 20 de Janeiro de 2011.- O ministro da Presidência, Ramón Jáuregui, reuniu-se esta manhã com uma delegação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e do Vaticano, para tratar da colaboração que oferecerá o Governo central à organização deste encontro internacional, que se celebrará em Madrid de 16 a 21 do próximo mês de Agosto, e que reunirá cerca de um milhão e meio de jovens de todo o mundo.

Actualmente já se inscreveram 240.000 jovens de todo o mundo, dos quais 23.000 procedem de países de fora do espaço Schengen, em especial Hispano América e África. Segundo o procedimento habitual seguido por outros países neste tipo de jornadas, decidiu-se expedir os vistos para os peregrinos gratuitamente. Esta concessão segue os requisitos habituais para este tipo de processos.

Durante os dias da Jornada Mundial da Juventude, uns 6.000 efectivos das forças e corpos de segurança do Estado garantirão a segurança dos participantes. São sete os ministérios que colaboram na organização da JMJ: Exterior, Trabalho, Cultura, Interior, Defesa, Fomento e Presidência. O Ministério da Defesa cedeu o uso do aeródromo de Cuatro Vientos para a vigília e a missa com o Santo Padre, nos dias 20 e 21 de Agosto. Por sua parte o Ministério da Cultura está a trabalhar diversas propostas para dar a máxima difusão à cultura madrilena e espanhola entre os participantes na Jornada.

Esta reunião de trabalho teve lugar no contexto da visita a Madrid de Alberto Gasbarri, o coordenador das viagens do Papa. Assistiram também à reunião o Núncio de sua Santidade em Espanha, monsenhor Renzo Fratini; o cardeal de Madrid, Dom António Mª Rouco Varela; o coordenador geral da JMJ, Dom César Franco; o director executivo da Jornada Mundial, Yago de la Cierva; assim como a subsecretária da Presidência, Soledad López Fernández.

Nenhum comentário:

Postar um comentário