quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Nova imagen para uma Via Crucis única

Cristo

Madrid, 29 de Outubro de 2010.- O Cristo de la Caída (Cristo da Queda) de Úbeda participará na Via Crucis que se celebrará durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A peça é obra do escultor Mariano Benlliure, um dos escultores contemporâneos mais destacados pela sua obra religiosa e civil.

O irmão maior da Confraria de “Nuestro Padre Jesús de la Caída”, Juan Antonio Lindes Lagunas, considerou que as imagens da Semana Santa “fazem viver a Via Crucis mais profundamente, são uma catequese plástica, pois para tal foram criadas”. Lindes deu realce ao facto das Jornadas “terem mudado a mentalidade dos jovens por onde têm passado, sendo uma grande responsabilidade participar desta maneira”.

O Cristo de la Caída foi encomendado a Benlliure para substituir a peça anterior – do século XVII - desaparecida durante a Guerra Civil espanhola. O artista entregou por fim a obra em 1942. Francisco José Portela, catedrático de História da Arte da Universidade Complutense de Madrid, destacou desta obra “o acurado estudo anatómico” de uma “figura de Cristo com a cruz às costas, seminu e em atitude de equilíbrio”.

A confraria ubetense quer implicar as 18 irmandades da cidade nos preparativos da Jornada, “um facto histórico para nós e para toda a cidade”, como mencionou o irmão maior da Confraria.

dentro2
Os jovens da irmandade já preparam entusiasticamente a participação da sua cidade na JMJ. O vogal da Juventude da Confraria, José Luis Latorre, considerou que a escolha do passo da Caída não só “é um privilégio”, mas vem mesmo no “momento certo para cativar os jovens de Úbeda a irem à JMJ”.

O paso da Caída forma parte da sexta estação da Via Crucis da JMJ. Substitui a escultura de Nicolás Fumo que afinal não participará por razões técnicas relacionadas com o estado de conservação da obra.

Estações da Via Crucis:

Estação

1 Última Ceia
2 Beijo de Judas
3 Negações de são Pedro
4 Jesus condenado à morte
5 Jesus carrega a Cruz
6 Jesus cai debaixo do peso da Cruz
7 O Cireneu ajuda a levar a Cruz
8 Verónica enxuga o rosto de Jesus
9 Jesus é despido das suas vestes
10 Jesus é pregado na Cruz
11 Jesus morre na Cruz
12 Jesus é descido da Cruz
13 Jesus nos braços de sua mãe
14 Jesus é sepultado


Cidade

Murcia
Málaga
Orihuela
Madrid
Madrid
Úbeda
León
Jerez
Granada
Zamora
Málaga
Cuenca
Valladolid
Madrid

Autor

Francisco Salzillo
Antonio Castillo Lastrucci
Federico Collaut-Valera
Anónimo
José R. Fernández -Andrés
Mariano Benlliure
Anónimo
Francisco Pinto
Manuel Ramos Corona
Ramón Álvarez
Francisco Palma Burgos
Luis Marco Pérez
Gregorio Fernández
Gregorio Fernández







Nenhum comentário:

Postar um comentário