Madrid, 29 de Outubro de 2010.- O Cristo de la Caída (Cristo da Queda) de Úbeda participará na Via Crucis que se celebrará durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A peça é obra do escultor Mariano Benlliure, um dos escultores contemporâneos mais destacados pela sua obra religiosa e civil.
O irmão maior da Confraria de “Nuestro Padre Jesús de la Caída”, Juan Antonio Lindes Lagunas, considerou que as imagens da Semana Santa “fazem viver a Via Crucis mais profundamente, são uma catequese plástica, pois para tal foram criadas”. Lindes deu realce ao facto das Jornadas “terem mudado a mentalidade dos jovens por onde têm passado, sendo uma grande responsabilidade participar desta maneira”.
O Cristo de la Caída foi encomendado a Benlliure para substituir a peça anterior – do século XVII - desaparecida durante a Guerra Civil espanhola. O artista entregou por fim a obra em 1942. Francisco José Portela, catedrático de História da Arte da Universidade Complutense de Madrid, destacou desta obra “o acurado estudo anatómico” de uma “figura de Cristo com a cruz às costas, seminu e em atitude de equilíbrio”.
A confraria ubetense quer implicar as 18 irmandades da cidade nos preparativos da Jornada, “um facto histórico para nós e para toda a cidade”, como mencionou o irmão maior da Confraria.
Os jovens da irmandade já preparam entusiasticamente a participação da sua cidade na JMJ. O vogal da Juventude da Confraria, José Luis Latorre, considerou que a escolha do passo da Caída não só “é um privilégio”, mas vem mesmo no “momento certo para cativar os jovens de Úbeda a irem à JMJ”.
O paso da Caída forma parte da sexta estação da Via Crucis da JMJ. Substitui a escultura de Nicolás Fumo que afinal não participará por razões técnicas relacionadas com o estado de conservação da obra.
Estações da Via Crucis:
Estação | Cidade Murcia Málaga Orihuela Madrid Madrid Úbeda León Jerez Granada Zamora Málaga Cuenca Valladolid Madrid | Autor Francisco Salzillo Antonio Castillo Lastrucci Federico Collaut-Valera Anónimo José R. Fernández -Andrés Mariano Benlliure Anónimo Francisco Pinto Manuel Ramos Corona Ramón Álvarez Francisco Palma Burgos Luis Marco Pérez Gregorio Fernández Gregorio Fernández Fonte: Madrid11.com |
Nenhum comentário:
Postar um comentário