sexta-feira, 19 de novembro de 2010

“Entra, esta é tua casa”

Milhares de famílias madrilenas acolherão em suas casas os jovens da JMJ

Acogida_v1

Madrid, 18 de Novembro de 2010.-Sentir-se como em casa, é o desejo de qualquer pessoa quando viaja, e é também o objectivo da campanha de acolhimento da Jornada Mundial da Juventude que arranca esta semana e que foi apresentada hoje em conferência de imprensa.

Os jovens que venham à Jornada Mundial da Juventude de Madrid poderão experimentar a hospitalidade dos madrilenos alojando-se nas suas próprias casas e experimentar o espírito de acolhimento cristão. E as famílias poderão viver com os jovens cristãos dos cinco continentes enriquecendo-se com a sua convivência.

À adaptação de grandes espaços como colégios ou pavilhões para o alojamento de grandes grupos se soma agora a oferta das famílias madrilenas de toda a região. As famílias que desejem oferecer as suas casas para o acolhimento dos peregrinos podem solicitá-lo directamente aos responsáveis das suas paróquias, colégios ou instituições religiosas, que são os que coordenam a recepção da oferta familiar madrilena. Basta preencher um formulário disponível nessas instituições ou na página web da JMJ de Madrid.

Gregorio Roldán, secretário-geral da Jornada, salientou que a recepção na família “deve acolher os jovens que o solicitem como irmãos nossos”. Os jovens que desejem alojar-se em famílias poderão solicitá-lo ao inscrever-se na Jornada Mundial da Juventude.

Acogida_v2a
As demonstrações de generosidade não se fizeram esperar, nem sequer na abertura da campanha de acolhimento. 104 famílias já ofereceram as suas casas para 367 pessoas. Dos quase 200.000 jovens inscritos até ao momento, quase 35.000 já solicitaram alojar-se com famílias madrilenas.

A família Pérez de Lema ofereceu-se há umas semanas para acolher os jovens da JMJ. Apesar de serem já muitos em casa - 4 filhos - não pensam que o espaço seja um problema. “Apertamo-nos”, comenta Fernando, o pai de família: “Numa família grande há sempre lugar para mais alguém”.

Virginia Salinero receberá vários participantes na Jornada: “Creio que todos temos uma missão na JMJ, neste caso, trata-se de ajudar o Papa para que muitas mais pessoas possam vir vê-lo”. Meggy Ngalula é da República Democrática do Congo e está há três anos em Espanha: “Muitos jovens do meu país querem vir mas não sabem como fazê-lo. Ofereço-me para que esses peregrinos possam ter um sítio de apoio para que possam participar na JMJ”.

As dioceses de Alcalá e Getafe, como sub-sedes da Jornada Mundial da Juventude, também se estão a preparar para que as suas famílias recebam jovens em suas casas. Jacqueline Sánchez, responsável de Logística em Alcalá, considerou que “é uma oportunidade para que abramos os nossos corações e o nosso lar”. Por sua parte Julián Lozano, responsável de Comunicação da diocese de Getafe, acrescentou que “para as famílias acolher é um dom, já que lhes oferece a oportunidade de ser generosos”.

Para reforçar a comunicação desta iniciativa, ainda esta semana, lançar-se-á uma campanha que motivará e mobilizará as famílias para que acolham os milhares de peregrinos que solicitaram esta modalidade de alojamento. A campanha publicar-se-á na imprensa, rádio, televisão e Internet, e será distribuída por colégios, centros culturais, paróquias e associações juvenis.

Com o olhar posta em Agosto de 2011 as famílias madrilenas já reservam um espaço nas suas casas para receber os jovens da Jornada Mundial da Juventude.

Baixa os materiais da campanha:
Formulário para o acolhimento das famílias:








Fonte: Madrid11.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário