A Jornada Mundial da Juventude lançou www.muchasgracias.info, um site em que particulares podem realizar donativos
Madrid, 1 de Outubro de 2010 –
Esta manhã foi colocado on-line o portal www.muchasgracias.info, um site para canalizar os donativos de particulares que querem contribuir com o seu grão de areia na organização da JMJ.
Com um click, os doadores, escolhem o destino das suas contribuições: desde a decoração das cerimónias religiosas, o transporte de deficientes, a ajuda a jovens de países pobres, chegando mesmo a cerca de 50 opções. O site está disponível em dois idiomas: inglês e espanhol. Borja Ezcurra, director de Patrocínios da JMJ destacou que “a finalidade não é apenas a de oferecer donativos para a JMJ, mas que se sintam parte dela”.
O novo portal soma-se aos SMS solidários, que começaram no passado mês de Agosto, com os quais se oferece 1,20€ para o Fundo de Solidariedade da JMJ, destinado a ajudar jovens de países menos favorecidos.
Para dar a conhecer esta plataforma começa hoje uma campanha nos meios de comunicação social e Internet. Para Gabriel-Andrio, director de marketing da JMJ Madrid 2011, “pretendemos que qualquer pessoa possa colaborar com a Jornada na medida das possibilidades”. A campanha conta com testemunhos verdadeiros da proprietária de uma padaria, um vendedor da ONCE, um empresário da restauração e uma jovem cantora deficiente, entre outros.
O financiamento da Jornada assenta em dois grandes pilares: a contribuição dos participantes e as ajudas das empresas e particulares. Os participantes na JMJ contribuirão com dois terços do custo do acontecimento enquanto que as empresas patrocinadoras e donativos particulares cobrirão o terço restante.
Fernando Giménez Barriocanal, director financeiro da Jornada, descreveu o modelo por que se rege o financiamento do evento: “o objectivo é gastar o menos possível e poupar o máximo”. Giménez Barriocanal esclareceu que o sistema de contratação de fornecedores “realizam-se com a máxima transparência mediante o sistema de concurso público”. Montagens de cenários, instalação de audiovisuais, o merchandising serão adjudicados mediante este sistema.
Empresas de todo o tipo continuam a juntar-se à lista de patrocinadores. Hoje foram apresentados três patrocínios: em primeiro lugar, a editora francesa Magnificat, que fornecerá a JMJ com 600.000 exemplares do livro das cerimónias em 5 idiomas. Nas mochilas do peregrino haverá meio milhão de rosários oferecidos pela associação norte-americana Family Rosary, fabricados num estabelecimento de Quito (Equador). O padre James Phalan, presidente desta organização, quer “contribuir com a Virgem, através destes rosários, a levar muitos a uma vida de paz, felicidade e sentido em Cristo”. Por seu lado a Editorial San Pablo editará os CD’s do hino da JMJ. O seu contributo também permitirá distribuir 15.000 discos nos próximos meses.
Na conferência de imprensa foram também comunicados dois patrocínios recebidos pela JMJ: da Ibéria, que colabora com preços especiais para os participantes na JMJ, e da Bankinter, que suportou os custos de programação da página Web oficial da JMJ, www.madrid11.com. Neste mesmo site publicar-se-á a lista actualizada de todos os patrocinadores.
A Jornada Mundial da Juventude foi declarada Acontecimento de Excepcional Interesse Público pela Lei de Orçamento Geral de Estado de 2010, aprovado pelas Cortes em Dezembro de 2009. Esta figura jurídica permite aos promotores de eventos de interesse geral celebrados em Espanha conseguir colaboração de pessoas e empresas patrocinadoras, que beneficiam de deduções fiscais estabelecidas na lei de regime fiscal de entidades sem fins lucrativos e incentivos fiscais ao mecenato. O consórcio que supervisiona a participação dos patrocinadores foi constituído formalmente no passado dia 30 de Setembro. Nesta entidade participam representantes do Governo, Comunidade de Madrid, e da Autarquia da capital, assim como da Arquidiocese de Madrid, organizadora da Jornada.
Fonte: http://www.madrid11.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário