quinta-feira, 17 de junho de 2010

“Semana Santa” espanhola para JMJ de Madri


Peças de valor inestimável seguirão em procissão no Encontro dos Jovens
MADRI, quarta-feira, 16 de junho de 2010 (ZENIT.org). - A Última Ceia de Salzillo e o Cristo morto de Mena serão algumas das esculturas que poderão ser admiradas pelos participantes da JMJ de Madri 2011, ao lado de outras obras de valor inestimável provenientes de toda a Espanha.

As peças serão levadas em procissão durante a solene Via Sacra presidida por Bento XVI, prevista para a tarde de 19 de agosto de 2011, no Paseo de Recoletos da capital espanhola.

A surpreendente iniciativa foi anunciada na manhã dessa terça-feira pelo bispo auxiliar de Madri, Dom César Franco.

Trata-se de uma série de esculturas, com séculos de idade, que representam cada uma das cenas da Paixão de Cristo, e que são tradicionalmente conduzidas em procissão pelas ruas das cidades espanholas durante a Semana Santa. Dez destas peças, provenientes da própria cidade de Madri, além de Cuenca, Málaga, León, Valladolid, Murcia, Granada, Zamora, Jerez (Cádiz) e Orihuela (Alicante), serão levadas à capital espanhola especialmente para esta ocasião.

Esta iniciativa - "extraordinária e ousada" - segundo o irmão maior da Confraria Nosso Pai Jesus Nazareno de Múrcia, Rafael Cebrián, pretende "aproximar os jovens da fé por meio da beleza".

"Estas esculturas foram elaboradas com fins catequéticos, mostrando as diferentes cenas da Paixão; daremos continuidade à missão para qual foram feitas, ensinando a Paixão aos jovens de todo o mundo", disse Cebrián.

Javier Cremades, responsável pela coordenação central da JMJ, explicou que a intenção é "representar as milhares de procissões que se dão por todo o território espanhol". E destacou: "não se trata de uma coleção de obras de arte expostas ao público, e sim de poder rezar diante de tesouros da religiosidade espanhola".
Fonte: Zenit.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário