segunda-feira, 7 de junho de 2010

Dez mil jovens participarão da Jornada da Juventude do Equador


Com o lema: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”

CUENCA, sexta-feira, 4 de junho de 2010 (ZENIT.org).- A Conferência Episcopal Equatoriana e a arquidiocese de Cuenca apresentaram oficialmente na semana passada a "II Jornada Nacional da Juventude", que será realizada nesta cidade de 20 a 22 de maio de 2011 e são esperadas 10 mil jovens participantes de todo o país. A Jornada Nacional da Juventude do Equador contará com a presença de aproximadamente dez mil jovens vindos de todo o país, unidos sob o lema "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé". Esta Jornada antecede o Encontro Mundial que acontecerá em Madri, Espanha.

Segundo informa a secretaria geral da Conferência Episcopal equatoriana, "a Jornada Nacional da Juventude (JNJ) é um acontecimento eclesial no qual todos os jovens expressam de uma forma extraordinária a fé em Jesus, o dinamismo da Igreja e dão testemunho da atualidade da mensagem cristã. Durante este evento milhares de jovens, junto ao episcopado, serão sinal de comunhão eclesial unidos pelo mesmo amor a Cristo e Igreja e por sua missão no mundo".

O Encontro tem como objetivo central "celebrar a presença viva dos jovens no caminhar da Igreja (...), desde uma profunda reflexão sobre o Espirito Santo que lhes fortalece para viver e testemunhar o Evangelho e a Audácia de proclamar-lo fazendo-lhes capazes de amadurecer o acompanhamento a Jesus com profundidade e gozo para que assim os jovens iluminem ao mundo com a Luz de Cristo".

Assim é proposto também "favorecer o encontro pessoal com Cristo, que muda a vida. Viver a experiência de ser Igreja Católica, como mistério e comunhão. Ter uma consciência mais clara da vocação de todo batizado chamado a se converter em missionário. Redescobrir os sacramentos da Reconciliação e a Eucaristia, que fortalecem a vida cristã. Fomentar a adesão de Cristo vivida na Igreja com tal entusiasmo que transborda em alegria e no impulso missionário".

Com este lançamento oficial começa o processo de preparação e organização da jornada nacional a que estão convidados participar grupos juvenis cristãos, jovens das diferentes pastorais (indígenas, afro-equatoriana, missionários), estudantes, catequistas e jovens cristãos em geral.

Fizeram convite a Dom Víctor Corral Mantilla, bispo de Riobamba e vice-presidente da Conferência Episcopal, além de responsável pela Pastoral Juvenil Nacional, para participar deste evento e também Dom Luis Cabrera, arcebispo de Cuenca.

Durante esta fase de preparação será desenvolvida uma ampla agenda de trabalho que inclui entre outras as seguintes atividades: Difusão da JNJ em nível nacional (em organizações juvenis, movimentos, instituições educativas, etc), distribuição de material informativo em todo país; reuniões de equipe de coordenação para definir o programa, assim como a logística para receber aos dez mil jovens participantes;

Jornadas Locais da Juventude em cada jurisdição eclesiástica; Concurso Nacional para elaborar o hino oficial da Jornada, que tem como prêmio a gravação de um CD, uma passagem e a inscrição para participar do Encontro Mundial de Jovens em Madri.

Por último, a Conferência Episcopal Equatoriana e a arquidiocese de Cuenca reiteram "os convites a todos os jovens equatorianos a participar deste encontro que constitui uma expressão viva e extraordinária de nossa fé em Jesus Cristo".
Fonte: Zenit.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário