terça-feira, 29 de junho de 2010

Afinal, o que é ser peregrino?

Sempre gostei de viajar. Acho que o desconhecido desperta a nossa imaginação, e ficamos a imaginar como serão as pessoas de outro lugar, o que será que elas comem, de que brincam e se tudo nesse outro lugar é tão legal quanto aqui. Sabe como é, coisa de criança.

Mas um dia eu percebi que a viajem por si só era muito sem graça. Você tem um trabalhão para planejar tudo, enfrenta todos os desafios que aparecem no caminho, chega no lugar ... olha a paisagem ... tira fotos ... come...dorme...anda até cansar e então volta para casa. O dia que eu me peguei pensado nessas coisas diante de uma proposta de viagem (que era praticamente irrecusável) foi quando me dei conta que a criança distraída e viajadeira dentro de mim havia crescido. Eu queria algo mais. Eu queria viajar para encontrar algo que realmente valesse a pena.

E é assim que eu vejo uma peregrinação. É você se planejar, lutar, se desgastar, atravessar meio mundo a pé se for preciso, em busca de algo que vale a pena.

Ir para a Jornanda Mundial da Juventude é uma peregrinação. Não é fácil, pois exige esforço de nossa parte. Mas estar lá vale cada centavo economizado, check-in lotado, cadeira de classe econômica, noite mal dormida, chuva imprevista, e tudo mais que em uma viagem normal acabaria com a sua boa disposição.

Ir para a Jornada é ir ao encontro de formação e da vida cristã colocada em prática das mais diversas formas, e transmitidas em quase todas as línguas. Não peregrinamos para um lugar santo, mas para tornar o lugar para onde nos dirigimos santo. E isso é ter alma grande, alma de apóstolo.

Gostaria de animar todos vocês a pegarem papel e caneta e começarem essa peregrinação hoje. O bom planejamento é o melhor aliado. E convido para rezarmos pedindo que a nossa boa disposição de hoje se torne em evangelização com jovens do mundo inteiro amanhã.

Abrs.
Clara Bessa

Fonte: Site JMJ no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário