quinta-feira, 27 de maio de 2010

Jovens da Ação Católica preparam JMJ de Madri

Será realizado itinerário espiritual com 13 etapas

ROMA, quarta-feira, 26 de maio de 2010 (ZENIT.org).- Um itinerário de 13 etapas, desde Pentecostes 2010 até a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madri em 2011 (16-21 de agosto), é a proposta da Coordenação de Jovens do Fórum Internacional da Ação Católica (FIAC) aos jovens de todos os países nos quais a Ação Católica está presente, como preparação para o encontro com o Papa.

"É o momento de iniciar nossa peregrinação espiritual em preparação para a JMJ de Madri, para começar a ‘esquentar' o coração e a mente. No centro deste itinerário situam-se as orações e o acompanhamento dos santos", escreve Chiara Fionocchietti, responsável da Coordenação de Jovens do FIAC e vice-presidente nacional do Setor de Jovens da Ação Católica italiana, em uma carta enviada aos responsáveis da AC.

Cada etapa do itinerário - uma nomeação por mês - virá marcada por um versículo da Oração de preparação da JMJ e uma meditação bíblica sobre um dos evangelhos festivos do período.

Cada meditação está composta por algumas breves linhas de introdução antropológica, seguidas de uma reflexão sobre a palavra de Deus. Conclui com o testemunho de um jovem santo ou beato de Ação Católica com uma breve biografia, e algumas expressões significativas, as palavras que dedicou ao Santo Padre.

A proposta está pensada para a oração pessoal e de grupo, em nível paroquial ou diocesano. Pode ser impressa em uma folha A4, frente e verso e, consequentemente, pode ser copiada facilmente e distribuída aos amigos.

"Pode ser a ocasião - destaca Finocchietti - para se encontrar com jovens de outros grupos e compartilhar uma comum aproximação da Jornada Mundial da Juventude de Madri."

A primeira meditação, que marca o período desde domingo de Pentecostes até dia 20 de junho, "está acompanhada - conclui Finocchietti - pela figura luminosa de Pier Giorgio Frassati, padroeiro da JMJ de Sydney, que nos acompanha idealmente no itinerário entre as duas Jornadas mundiais".

O itinerário de oração está disponível no site do FIAC.
Fonte: zenit.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário