terça-feira, 1 de setembro de 2009

Padroeira da JMJ, Sidney 2008: Beata Mary MacKillop

Beata Mary MacKillop (1842-1909)
É a primeira beata australiana. Foi beatificada por João Paulo II em 1995 em Sydney, cidade que alberga seu santuário no subúrbio de North Sydney.
Era conhecida como a Madre Maria da Cruz. Nasceu em Melbourne em 1842. Sua família emigrou de Escócia e por ser a filha maior assumiu as responsabilidades do lar.
Quando o Padre Julian Tennyson Woods a conheceu em 1861, compartilhou com ela o desejo de que todos as crianças fossem educadas de modo católico.
Trabalhou na Austrália e Nova Zelândia, cavalgando de lugar em lugar por Penola, Adelaida, o interior do país e finalmente Sydney.
É co-fundadora da ordem das Irmãs de São José do Sagrado Coração com o Padre Julian. Dedicou-se à educação católica das crianças.
Com o tempo, a saúde de Mary se deteriorou, mas não deixou que a enfermidade a afastasse de seu trabalho com suas irmãs e para os pobres. Em uma visita às comunidades da Nova Zelândia, em 1901, sofreu um ataque e teve que retornar a Sydney, onde morreu em 8 de agosto de 1909.Devido ao ciúmes e fofocas inclusive dentro de sua própria congregação, o Bispo de Adelaida a excomungou. Não se intimidou; e antes de sua morte o próprio Prelado restaurou sua plena comunhão com a Igreja, admitindo humildemente seu engano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário