segunda-feira, 13 de julho de 2009

TESTEMUNHO: Esforço para a JMJ

Esforço para a JMJ
JMJ, um esforço que vale a pena!!Adriano Alves Braz tem 23 anos e trabalha como estoquista de auto-peças no centro de Brasília. Ele é morador da Vila Estrutural, considerada uma das regiões mais pobres do Distrito Federal. A vila nasceu na década de 60, junto com a capital. Lá ficava um antigo lixão, em que um grupo de catadores de lixo resolveu morar e começaram a cidade que tem agora mais de 30 mil habitantes.Nesta entrevista, Adriano conta sobre sua viagem para a Jornada de Colônia em 2005, sua preparação e suas impressões.

JMJ Brasil – Como você ouviu falar da Jornada Mundial da Juventude?Fiquei sabendo pelo Padre Ângelo, nosso pároco na estrutural. Ele tinha ganhado 15 passagens de São Paulo para Madrid de uma benfeitora. Ele fez o convite para participarmos em março de 2005, bem em cima da Jornada, que era em agosto. Como ele tinha as 15 passagens, ele foi escolhendo os jovens. Na época eu era o coordenador do grupo de jovens da Capela Nossa Senhora da Esperança.
JMJ Brasil – O que você imaginava que era a Jornada?Nem sabia onde era Colônia. Já tinha visto aJMJ de Roma em 2000 pela TV. O padre foi explicando para nós do que se tratava.

JMJ Brasil – Como vocês fizeram para arrecadar o dinheiro necessário para a viagem?De março até agosto (data da Jornada) fizemos rifa, canjica. Porque tínhamos de pagar a passagem de Brasília para São Paulo. Os 15 jovens se organizaram para conseguir o dinheiro. Alguns desistiram por causa do trabalho .

JMJ Brasil – Como foi a preparação espiritual de vocês?
O pároco fazia reuniões semanais para ver se a gente tava progredindo espiritualmente. Ele pediu para fazermos um diário espiritual, e para a gente pesquisar sobre os santos que íamos visitar, os lugares que íamos conhecer.

JMJ Brasil – Qual foi sua primeira impressão do encontro?Chegamos muito atrasados na Jornada, já na vigília em Marienfeld, às três horas da tarde. Fiquei assustado com tanta gente, falando tantos idiomas diferentes.

JMJ Brasil – E o que esse encontro trouxe para você?Modificou o meu modo de agir, de pensar. É algo universal mesmo, a gente pratica a mesma fé. Foi o meu melhor presente de aniversário, faço dia 14 de agosto. Gostaria de ter levado uma câmera, menos coisa na bagagem e de fazer mais pesquisa histórica dos santos, do papa e participar mais das catequeses dos bispos. Captar ao máximo a mensagem da Jornada.

JMJ Brasil - Você acha que há diferença na vivência da Jornada Mundial entre aqueles que precisam ou não se esforçar mais para conseguir o dinheiro para participar do evento? As pessoas que se esforçam para ir para a JMJ vivem mais a peregrinação, não ficam muito tanto no turismo. É claro que vai ter momentos de sofrimento lá. Uma senhora da comunidade comentou que quem fosse fazer corpo mole não daria certo.
Hoje têm muitos jovens da comunidade tentando ir para a Austrália.


Disponível:15-Jun-2007

Fonte: JMJ Brasil
Confira mais sobre as jornada no site JMJ Brasil.
[SE VOCÊ JÁ PARTICIPOU DE ALGUMA JMJ ENVIE SEU DEPOIMENTO]

Nenhum comentário:

Postar um comentário