sexta-feira, 26 de junho de 2009

Jornada leva milhares de jovens para as ruas

Jornada leva milhares de jovens para as ruas
Um misto de vigor, alegria, juventude e evangelização. Foi dessa forma que cerca de três mil jovens se reuniram no centro de Juiz de Fora e caminharam até a Catedral nesse domingo (21 de junho), na I Jornada da Juventude da Arquidiocese de Juiz de Fora.
O evento, que teve como tema “Juventude no caminho com o mestre”, contou com a presença de jovens de todas as 11 foranias, que englobam Juiz de Fora e mais 36 municípios.
A Jornada começou com a concentração na Rua Dr. Gil Horta. Animação não faltou antes da saída do Cristofolia. “Vim com o grupo jovem de Guarará (MG) e estou muito animado. Enquanto jovens é muito melhor estarmos aqui do que ficarmos nas ruas”, declarou Vitor de Oliveira, de 14 anos, do Grupo Jovem Ruah.
Momentos de reflexão também marcaram a concentração para a festa. O sacerdote e assessor nacional do setor juventude, Pe. Gisley Azevedo, assassinado no último dia 15, foi homenageado com uma faixa “Pe. Gisley: Somos nós, frutos de sua Paz”.
A indignação diante da violência foi expressa em um pronunciamento feito em nome do setor juventude da Arquidiocese de Juiz de Fora. “Que o exemplo deixado por Pe. Gisley não seja esquecido. A Igreja Particular de Juiz de Fora manifesta seu consternamento diante do assassinato. Queremos colocar nossas orações e solidariedade pois confiamos no Deus da Vida. Que assumamos a missão da não violência”, resumiu o animador dos jovens.
Depois de um momento de oração, os padres assessores da juventude deram início à jornada e ao Cristofolia. Enquanto se divertiam e caminhavam ao som de músicas católicas em diferentes ritmos, os jovens faziam coro ‘Jesus, Jesus’. “Esse evento é muito importante para incentivar os jovens de nossa Igreja”, explicou Priscila Ferreira, da cidade de Bicas, Grupo Jovem Irmãos em Cristo.

A chegada na Catedral Metropolitana foi animada pelo Mistério de Música Mãe Rainha, da paróquia Nossa Senhora de Lourdes (bairro Francisco Bernardino), que também acompanhou toda a celebração.Na missa, os jovens acolheram o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira com saudosas e calorosas palmas. Ele retribuiu todo o carinho recebido. “Este encontro está maravilhoso, temos jovens de toda a arquidiocese. Juventude é esperança, juventude é fraternidade”, destacou.

Na homilia, Dom Gil destacou que os jovens inseridos na igreja são jovens que têm compromisso com a verdade. “Aqueles que amam Cristo podem ser missionários e apóstolos de Cristo. É Ele que impulsiona nosso coração e nossa fé”.
Ainda na homilia, Dom Gil argumentou que o jovem tem que acreditar no amor e não na perseguição. “Juventude da Arquidiocese de Juiz de Fora vocês tem uma missão de construir uma civilização de Amor na sociedade. Temos a força superior de vencer o mal, de vencer os problemas. Jesus Cristo nos salva, nos liberta. Quem ama a palavra de Jesus Cristo já é vitorioso.”
No final o pastor deixou uma mensagem para os jovens. “Nunca deixem de acreditar em Jesus Cristo, porque ele te ama e é fiel este amor por nós”, conclui.
Para muitos jovens o encontro foi mais uma maneira de estar com Deus. “Jovens precisam de atenção e a Igreja tem despertado o coração do jovem. Prova disso é que a cerimônia está cheia de jovens com sentimentos”, disse Erika Márcia Cunha.
No encerramento da celebração o arcebispo Dom Gil recebeu uma homenagem dos jovens. O pastor expressou sua felicidade ao ver a juventude reunida na Catedral. “A 1ª Jornada da Juventude Arquidiocesana superou minhas expectativas, estou com uma satisfação muito grande. O setor de juventude de Juiz de Fora está muito organizado, há uma juventude numerosa na nossa Arquidiocese”, conclui.
Emocionado, o assessor do setor da Juventude de Juiz de Fora, Pe. Luiz Roberto Magalhães Leite (Zucka), não conseguiu descrever o que sentia. “Não tenho palavras para dizer nada, estou muito emocionado”, diz Pe. Zucka.


Quem resume o sentimento dos participantes da I Jornada Arquidiocesana da Juventude é o jovem da Paróquia Nossa Senhora da Glória, André Vidal. “A iniciativa de Dom Gil foi muito importante. Considero como uma injeção de ânimo na juventude que se encontra um pouco perdida. É muito bom que a Igreja leve até nós esta face jovem de Jesus Cristo”, resumiu.
Além do arcebispo metropolitano, o evento contou com a participação dos assessores do setor da Juventude, Pe. Antônio Eduardo Dias da Silva, Pe. José Maria de Freitas e Pe. Luiz Roberto Magalhães Leite (Zucka), entre outros sacerdotes.

* Publicado em 22/06/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário